terça-feira, junho 27, 2006

Lembrei-me de contá-los!

só para quem não tem medo de dar mais de duas dedadas no scroll

Hoje vi uma notícia nesse grande jornal de referência do universo futebolístico português (só se for o universo azul e branco) que mostra uma lista de jogadores que já passaram pelo Sporting e que estão ou estiveram presentes no Mundial.

Para os menos crentes (eles sabem quem são): http://www.ojogo.pt/22-126/artigo562256.htm
(para os céptico-preguiçosos o referido artigo segue no fim deste post)

A lista incluiu os seguintes 10 jogadores:
Paulo Santos
Miguel
Caneira
Nuno Valente
Figo
Mateus (ANG)
Hugo Viana
Cristiano Ronaldo
Boa Morte
Simão

A esta lista de ex-leões ainda sou capaz de juntar o Gabriel Heinze, argentino ao serviço do Manchester United e que passou uns meses no antigo Estádio José Alvalade; e se juntarmos o titular Ricardo temos 12 leões.

Agora, satisfazendo a minha curiosidade aqui ficam os que passaram ou ainda esstão no Benfica:
Quim
Paulo Santos
Miguel
Caneira
Fernando Meira
Petit
Maniche
Tiago
Deco
Figo
Simão
Nuno Gomes
Mantorras (ANG)
Akwa (ANG)
Luisão (BRA)
Poborsky (CZE)
Gamarra (PAR)
Marchena (ESP)

Pessoal, são 18. Até dá para termos banco de suplentes! E se contarmos bem é capaz de haver mais casos como o Figo, que treinaram uma semana na Luz, depois do seu clube fechar os escalões jovens. E depois os do Benfica é que bebem vinho tinto! Vá lá que a ressaca não foi grande e voltaram a apostar nos jovens. Felizmente têm uma das melhores academias de futebol do mundo




aqui está o artigo:

Dez ex-leões no Mundial

Se a presença de jogadores que actualmente representam o Sporting se reduz a Ricardo, a influência leonina no maior certame do futebol mundial estende-se à referida dezena, divididos entre nove portugueses e um "polémico" angolano.

A escola de Alvalade, hoje com quartel-general estabelecido na Academia, em Alcochete, orgulha-se de ver ou ter visto no Campeonato do Mundo ainda em disputa um total de dez futebolistas que passaram parte ou a totalidade do seu processo de formação de leão ao peito. Curioso é o facto de nenhum deles ser, hoje, jogador do Sporting, uma vez que o único representante, em funções, do emblema verde e branco é o guarda-redes Ricardo, indiscutível dono da baliza lusitana.

Aos portugueses Figo, Ronaldo, Hugo Viana, Simão, Caneira, Nuno Valente, Miguel, Boa Morte e Paulo Santos junta-se o angolano Mateus, jogador já afastado da prova e que hoje está no epicentro de uma polémica que separa Belenenses e Gil Vicente, com consequências que podem influir no escalonamento do futebol luso.
No fundo, dava quase para completar uma equipa de futebol... mundialista. Todavia, por razões várias, certo é que esta dezena de elementos está, hoje, toda ela fora da órbita verde e branca - com claros benefícios financeiros para o clube português, ao longo dos anos -, havendo apenas, no imediato, a hipótese de resgatar o valenciano Caneira para a próxima temporada, objectivo conseguido com bons resultados na última metade da pretérita época.

in O JOGO - 27 de Junho de 2006

14 comentários:

Duarte disse...

figo... tá bem, uma semana??? se calhar é melhor ligares aos pais de todos os jogadores a perguntar qual o 1º clube que eles viram jogar ou de que clube foi 1ª camisola que eles tiveram...

Já agora podes pôr o pastilhas como uma das melhores escolas do mundo...

Duarte disse...

ah e o deco... o homem fartou-se de jogar pelo benfica... suar a camisola... do alverca até ir para o porto... apenas tinha um papel assinado com o benfas, que não o souberam aproveitar

Nazka disse...

e o Miguel no Sporting? Não conseguiste ler ou não te interessou? E não fiz juízos de valor clubísticos.

Duarte disse...

o miguel se calhar até deve ter jogado de leão ao peito nalgum escalão, não?
e não, não tinha reparado no miguel

mC disse...

Pessoal...
Selecção... Portugal... Caguem na merda dos clubes... noticias dessas na têm cabimento.

Nazka disse...

têm cabimento mas justifiquei e tudo. pura curiosidade, nada de clubicite aguda.
e nao, o miguel não jogou de leão ao peito, nem o figo vestiu as penas da águia, pelo menos oficialmente. so treinaram uns dias. mas esta do Figo no Benfas é conhecida caralhing! Sousa Cintra é k era!!!

Nazka disse...

têm cabimento mas justifiquei e tudo. pura curiosidade, nada de clubicite aguda.
e nao, o miguel não jogou de leão ao peito, nem o figo vestiu as penas da águia, pelo menos oficialmente. so treinaram uns dias. mas esta do Figo no Benfas é conhecida caralhing! Sousa Cintra é k era!!!

Desidério Lázaro disse...

Ademar, e controlar esses comentarios repetidos?

Carto: kdo n t interessa cagas no clubismo, nao 'e?

mC disse...

Pois assim é dério!

Desidério Lázaro disse...

Tatuagens no clitoris?

Humm...Ando desactualizado!

Steve disse...

3º é o ideal....

mC disse...

3º é o ideal??? fodasse... congelas o estomago... :P

Steve disse...

na... geladinha....

Anónimo disse...

Interesting website with a lot of resources and detailed explanations.
»